Visagista Robson Trindade, fala sobre a importância da escolha do xampu certo e orgânico para manter cabelos saudáveis, com brilho e macios.

Antes de lavar os fios, é preciso escolher bem os produtos que serão usado no processo de higienização. Além disso, uma série de dicas fazem a diferença na hora de exibir cabelos macios, com brilho e saudáveis.Onde você estiver os elogios irão saltar aos olhos das outras pessoas…

Se você acha que sabe tudo sobre xampu, deve parar para ler esse texto. A maioria das mulheres e homens se enganam ao achar que produto em si, pode fazer milagres. Ele pode, desde que seja usado da maneira correta, com os truques adequados. “A maioria das mulheres e homens, investe um dinheirão em cremes, mascaras, finalizadores e hidratações, mas se esquece do passo inicial: a boa higienização em casa dos fios. É aí que o processo todo se inicia e tem sua importância para a saúde do cabelo”, explica o Visagista Trindade.

O visagista é enfático: “Espuma não é um bom sinal. Verdadeiramente não faz mal e nem bem!  Um bom xampu deve fazer 5% de espuma e pode ter mais ou menos 3% de detergência, nada mais”. Por isso é essencial consultar as informações do frasco na hora da compra. Recomendo os orgânicos.

E a velha história que diz que o cabelo se acostuma com o mesmo produto? “Mito. Uma vez recomendado pelo seu cabeleireiro visagista, é só usar. É claro que existe uma mudança natural porque as indústrias evoluem e lançam novas fórmulas, mas o ideal é sempre consultar um profissional”, explica Trindade.Lembrando que atualmente existem xampu para cada tipo de cabelo, basic, clear e touch.

A tática de misturar xampus com finalidades diferentes nunca dá certo. “Cada linda tem seus princípios ativos que podem conflitar entre si. Esse hábito pode atrapalhar o resultado, e até comprometer as madeixas. Ocupando um espaço na fibra que deveria ter outros nutrientes. Eu não recomendo!”, ensina o profissional cabeleireiro visagista Robson Trindade. “O ideal é usar xampu e condicionador da mesma marca e que eles tenham compatibilidades na composição”, complementa. Se você usar um xampu orgânico de boa qualidade, basta lavar somente uma vez com o numero 1, para o cabelo, o 2 para o couro cabeludo e por ultimo o 3, que e o condicionador, friccionando a ponta dos dedos no couro cabeludo e deixando o produto no cabelo, com uma mistura de água e condicionador. Resultado “aguoso”, mistura de água com cremoso. Por fim retire o excesso com papel toalha. Nada de inventar usando camiseta ou fronha de microfibra…