Visagismo é a Metanoia

1. Introdução

Nesse artigo iremos expor o conceito do Visagismo, sua forma de atuar e a relação com o fenômeno da Metanoia.

As definições e explicações acerca do assunto funcionam como convites para encarar uma jornada de autoconhecimento e como aplicar esse conjunto de ensinamentos ao nosso cotidiano.

Dentro do desenvolvimento também será explicado como reverter a Metanoia com o uso de informações do cliente.

O Visagismo é um recurso utilizado por profissionais para entender quem é o cliente através das suas estruturas, medidas e proporções.

Com base em uma metáfora podemos considerar o profissional como um arqueólogo que, consequentemente, ao encontrar uma ossada tenta descobrir qual é o animal, como ele viveu e quais as suas características.

Trazendo para o ambiente de seres racionais, o Visagismo vai extrair do ser humano todos os pontos da sua personalidade e que de alguma forma podem ser utilizados, modificados e melhorados.

2. O cliente

Em seguida trabalhos no pedido do cliente. A partir daí, podemos conhecer o caso da Metanoia. Ponto muito importante e que mais a frente entenderemos sua relação com o Visagismo e por que esse fenômeno é considerado um bloqueio para o avanço do ser humano em diversos aspectos.

3. A Metanoia

Metanoia é uma situação onde, a maioria dos seres humanos se encontra dentro do campo profissional. Uma situação para exemplificar: boa parte de sua vida o indivíduo trabalhou em uma mesma companhia, recebe um bom salário e atingindo os seus 55 anos é tomado pelo sentimento de suficiência.

Essa fase onde o cliente sente que não há mais nada para fazer dentro da relação vida pessoal e carreira profissional (que pode desencadear sentimentos depressivos), ele procura um profissional que domine o conhecimento sobre Visagismo.

4. O cliente e o Visagista

Em contato com o visagista, o indivíduo vai se inserir em um processo de reconhecimento pessoal.

Seus pontos de equilíbrio (fortes e baixos) vão ser estudados e apresentados a fim de estabelecer uma saída para a situação de “estancamento”.

É indicado que quem procura e quem está oferecendo o trabalho estejam dentro de uma comunicação verdadeira e com o mesmo objetivo: conhecer o cliente de forma integral, verdadeira e levando sempre em conta os seus intuitos com o procedimento.

5. Consultoria Visagista

Durante a consulta, atenta-se para tópicos muito importantes que estão inseridos na carreira do cliente. Qual foi o seu desejo de infância? Qual era o objetivo primordial na escolha da faculdade? E quando ocorreu a mudança de trajetória em meio aos objetivos pessoais e principais do cliente.

Algo que acontece comumente na nossa sociedade, mas que poucos se atentam a analisar e ir fundo em busca da correção dessas pequenas alterações de rota profissional.

O objetivo depois de todo o diálogo entre profissional e cliente, é reavivar o currículo do indivíduo que está presente na Metanoia.

Trazer para o seu campo profissional (experiências e cursos) materiais que transformem e enalteçam os potenciais estudados e analisados anteriormente.

Incentivamos buscar uma nova atividade profissional, focado em como trabalhar com mais satisfação, recursos, prazer e dinheiro.

Pois afinal, com todos esses quesitos intensificados, ele (o cliente) vai ter mais determinação, entendimento e disposição para realizar a nova atividade.

6. Atuação interna do Visagismo 

O Visagismo não atua apenas na aparência física. A beleza e a transparência da personalidade na sua forma visual são muito importantes.

Entretanto, a atividade procura associar o avanço externo principalmente com questões de personalidade e confiança. Expôr ao cliente um novo caminho e a forma de alavancar sua carreira e vida pessoal para a conquista de novos patamares.

Proporcionar ao indivíduo mais propriedades das suas qualidades e ensiná-lo a dominar os seus “defeitos”. Impulsionando dessa forma a sua autonomia, conhecimento e visão crítica.

É preciso conhecer a identidade da pessoa para mostrar a ela em qual carreira ela vai obter sucesso.

7. O que é a Metanoia?

A Metanoia é uma patologia que empurra o sujeito para uma área de conforto e falta de confiança. Uma diferença de ações que se mostra de forma nítida mas que estão amplamente relacionadas, uma vez que o Visagismo procura romper a ligação do ser com a Metanoia.

Porém crucial é mostrar para o indivíduo que existe um mundo de possibilidades e que não existem limites (exemplo: idade) quando se tem entendimento do que somos e das profissões ou carreiras que podemos utilizar das nossas habilidades para garantir sucesso.

Mesmo seguindo por muitos anos dentro de uma corporação, atuando numa mesma área (com bom retorno financeiro) é possível ainda entrar em um ramo diferente que traga destaque para o seu papel e que tenha a ver com o que você é.

8. Novas possibilidades

Pode desenvolver uma nova tecnologia, criar um procedimento, abrir espaço para um empreendimento e ser um microempresário ou apresentar ao público um novo produto no mercado.

 

De qualquer forma, o Visagismo foi desenvolvido para trabalhar em cima desses desejos do cliente. Partindo sempre da premissa de conhecer quem é o cliente e para que ele mesmo possa desenvolver as suas habilidades e construir uma nova imagem.

Bloquear pensamentos pessimistas e autodestrutivos como “não sei o que fazer com a minha vida” ou “não consigo ser bom em nenhuma atividade”.

O que deve se fazer na verdade é esclarecer verdades e auxiliar o cliente em um novo caminho com prazer, alegria e muito mais possibilidades de sucesso.

Pois essa nova função (baseada nas reais qualidades do ser em questão) trará uma realização mais engajada dentro do que ela busca para a sua vida.

9. Conclusão

Portanto o Visagismo é a Metanoia pois é um processo, que como já explicado, traz a solução para questões que impeçam o cliente de exercer uma carreira de sucesso baseada nos seus princípios verdadeiros.

Aliado a um processo que procura estudar todos os pontos, méritos e quesitos curriculares que o cliente apresenta desde períodos considerados não muito importantes por grande parte da sociedade, como a infância e o final da sua graduação ou inserimento no mercado de trabalho.

Não tende a manter-se apenas dentro da categoria aparência física, pois explana sua análise e desenvolvimento de potencial para questões mais profundas e básicas do indivíduo.

 

Sua confiança, segurança e relacionamento com as decisões, são pontos importantes trabalhadas durante todo o processo de Consultoria Visagista.