Visagismo Acadêmico e o Profissional Visagista

1. Introdução

A Professora Mestre Tania Britts Trindade explica quem é o profissional Visagista e como ele pode utilizar todos os recursos possíveis para otimizar ao máximo a identidade visual de seu cliente.

2. Surge o Visagista

Com o advento no Brasil de cursos universitários das áreas de saúde e moda, onde o Visagismo está inserido, nasce uma nova era e uma nova profissão em nosso país: o Visagista.

Traz em sua performance a oportunidade na execução da engenharia da imagem, podendo não só exercer com maior conhecimento os recursos habituais do embelezamento (cabelo, maquiagem, ou outros tantos recursos de estética), mas ainda, podendo optar por ser um Consultor Visagista Pleno, profissional que executa análises e projetos para imagem pessoal.

3. O Visagismo e o Visagista

O Visagismo é um estudo que habilita o profissional a identificar a real imagem por trás de uma pessoa, identificando quem ela é e quem ela parece ser.

Técnica capaz de criar e produzir novas possibilidades de comunicação através da imagem, sempre respeitando as fragilidades e seguindo as potencialidades de cada pessoa.

É necessária uma extrema sensibilidade, conhecimento  e habilidades específicas, para ser um visagista –  “É preciso enxergar além da aparência”.

O profissional deve valorizar e priorizar o indivíduo, afastando qualquer tendência efêmera que possa influenciar na manipulação da imagem de forma desmedida e impensada.

Para o profissional de Visagismo, não basta somente teoria, a matemática, as habilidades práticas do embelezar…. o conhecimento teórico tem de ser aliado a capacidade analítica e reflexiva sobre o potencial de cada indivíduo, uma vez que está intimamente ligado a autoconfiança, a sua autoimagem e a potencialização da  autoestima.

4. Conclusão

Com esta perspectiva do mercado profissional um novo rumo é proposto para o Visagismo Acadêmico e para todos os profissionais Visagistas.