O efeito visual da Desprogressivação – Antes e Depois

Escova Progressiva

1. Introdução

A escova progressiva é comumente conhecida por garantir um efeito liso e hidratado para o cabelo, com a necessidade de manutenção a cada três meses, deixando ele mais fácil de tratar e cuidar.

Mas até onde esse tratamento de fato ajuda ou se torna eficaz? Existe a possibilidade de se retirar a progressiva dos cabelos sem esperar crescer ou cortar?

Como é feita progressiva e do que é composta?

A progressiva é extremamente prejudicial ao cabelo, pois é feito a partir de produtos de uso farmacêutico utilizados como cosméticos.

Existem sim tratamentos que alisam o cabelo feitos com cosméticos e próprios para esse fim, entretanto a progressiva não se enquadra nesse caso. Ela blinda a fibra, impedindo que chegue hidratação e nutrientes necessários para um cabelo saudável.

progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 001

Foto antes cabelo com progressiva

2. Retoque de raíz 

Independente do tipo ou de quanto tempo você faça a progressiva no seu cabelo, é necessário que haja um retoque a cada três meses.

Esse retoque é preciso, pois após um mês começa o crescimento natural do cabelo, o que acaba ocasionando uma raiz crespa, com a extensão do cabelo liso.

A partir desse momento, você tem que, após lavar os cabelos, escovar a raiz, gerando mais trabalho e consequentemente mais sofrimento.

3. Durabilidade

Então, essa ideia de que a progressiva de fato dura três meses, é mentira, pois como dito anteriormente, após um mês você mesma já tem que voltar a escovar pelo menos a raiz do cabelo para que ele não acabe com duas texturas.

Após três meses você vai ao salão retocar a raiz, com uma media de 3 a 4 cm de comprimento. Mas o profissional que vai fazer o serviço não tem como retocar somente a raiz, porque o cabelo é descendente. Então, ele passa na raiz e o produto escorre pelos fios.

4. Malefícios causados pela escova progressiva

Onde o cabelo está natural, o produto pega, mas onde tem química, ele acaba escorrendo pelo fio. Ou seja, acarreta que automaticamente a progressiva é feita em cima de progressiva.

O que acontece com o seu cabelo com o uso consecutivo de Escova Progressiva?

Com o passar do tempo, o cabelo vai ficando rígido, blindado e ressecado, então, ele começa a quebrar no comprimento.

Você percebe isso com clareza quando faz um rabo de cavalo, por exemplo, e vê que o cabelo está mais fino, mas, na verdade, ele não está mais fino, ele está se partindo na extensão e diminuindo a quantidade.

Quando isso acontece geralmente a primeira atitude tomada é automaticamente parar de fazer a progressiva.

Só que agora, você acaba tendo dois problemas, a parte lisa fragilizada e a raíz crescendo enrolada. Logo, o mais certo a se fazer é recorrer a processos que retirem a progressiva do cabelo.

progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 002
progressiva antes depois Robson Trindade visagismo

Foto depois cabelo com Tratamento Angel

5. É possível retirar a Escova Progressiva dos cabelos?

Sim, é possível. Na verdade, retirar completamente somente com o tempo, mas existe a possibilidade de inverter o processo. Existem três tratamentos para todos os casos específicos e vale a pena conhecer cada um. O processo antes e depois da progressiva é recomendado e deve ser feito, para tratar e recuperar os cachos, os cabelos crespos e a identidade de volta.

5.1 Tratamento Angel

Se você não faz progressiva há um tempo, ela pode ter enfraquecido e com isso, criado fissuras nos fios, e, através dessas fissuras, o cabelo é tratado e começa a envergar, recuperando a ondulação natural.

Esse tratamento recupera até 70% do cacheado, o que já é ótimo pra quem está com duas texturas.

Ele funciona através do depósito de cargas positivas nos cabelos e da remoção de cargas negativas. Isso ocorre através do uso do shampoo sem sulfato, que por sua vez não possui espuma.

Os shampoos normais (surfactantes) tem uma carga negativa muito grande, retirando essas cargas, o cabelo vem a envergar mais do que o normal. Esse tratamento não possui nenhum tipo de química.

Passo a passo
  1. Tirar foto antes de frente, lado e costas.
  2. Lavar o cabelo para remover qualquer tipo de resíduo.
  3. Lavar o cabelo com shampoo que não produz espuma, sem sulfato. Da raiz em direção aos fios.
  4. Desembaçar com os dedos e enxaguar.
  5. Condicionar o cabelo das pontas até próximo a raiz.
  6. Sem tirar o condicionador, colocar o cabelo pra frente e começar a técnica de fitagem, desembaraçando com os dedos.
  7. Secar o cabelo com lenço de papel (para retirar o excesso de condicionador. É necessário que o cabelo fique aquoso, mais água do que condicionador).
  8. Tirar foto depois, e durante por mais dois dias seguidos de frente, lado e costas.

Com essas fotos, você vai saber se deve continuar com o tratamento Angel, ir pro Reverter ou Inverter. O diagnóstico parte desse primeiro tratamento.

progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 004

Foto antes com escova progressiva

progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 005
Foto depois de Reverter e Tratamento Angel
5.2 Tratamento Reverter

Esse é para cabelos muito resistentes, ele é como se fosse umas batidinhas na estrutura dos fios para remover a casca (progressiva) que cobre os fios. É feito através de produto químico, porém de baixíssima dosagem química.

Passo a passo
  1. Após fazer o Tratamento Angel, e ver que ainda há resíduos de progressiva no cabelo e começa o Tratamento Reverter.
  2. Passar o produto Reverter e bater no cabelo para tentar soltar a blindagem da progressiva.
  3. Volta com outras sessões do Tratamento Angel.
progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 006
Foto do teste de Inverter
progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 006
Foto no dia anterior ao teste inverter

 

5.3 Tratamento Inverter

Esse é um procedimento químico mais forte que o segundo, onde se coloca uma forma nos cabelos de acordo com o tamanho e molde do cacho original (pequena, média ou larga).

Além dessas formas pode se usar o enrolamento na horizontal, na vertical e na diagonal. Esse procedimento não só tira a progressiva, mas cria uns cachos do formato natural do próprio cabelo.

Esse tratamento é chamado de operação, pois você passa por várias etapas e depois sai com uma “receita” de um monte de produto que tem que usar, além de ser o mais traumático para os cabelos. Ou seja, o cabelo é recuperado sim, mas tem que tratar muito, e tratamentos específicos.

Passo a passo

No dia seguinte, após a primeira sessão do Tratamento Angel percebe se que o cabelo ainda está totalmente liso e não há mais o que fazer.

  1. -Após quatro dias se faz um teste em algumas mechas do cabelo.
  2. -Aplicar nessas mechas o produto Inverter.
  3. -Colocar as mechas em uma forma do formato do cacho original, e ver se o cabelo vai se enrolado na horizontal, vertical ou diagonal.
  4. – Deixar agir de 45 a 60 minutos, enxaguar ou neutralizar.
  5. -Soltar o cabelo e ver o resultado, caso tenha algum problema, não fazer.
  6. – Se não tiver, fazer o procedimento no cabelo inteiro, respeitando o tempo de pausa.
  7. – Depois é necessário dar continuidade a tratamentos que cuidem do cabelo.

Esse tratamento é muito eficaz. Apenas uma em cada cinquenta mulheres encontram algum problema para realizar.

Geralmente, os cabelos que são impedidos de fazer são os que foram descoloridos e depois pintados ou os que foram alisados e depois feitos à progressiva

Pode se comparar o cabelo a um ovo, e a progressiva a casca desse ovo, se você abrir esse ovo e ele estiverem estragados, de nada adianta.

Se ele estava danificado e você fez esse processo para “cobrir”, nenhum desses tratamentos vão funcionar, por isso é necessário fazer o teste.

Todas essas técnicas e tratamentos são pra quem tinha progressiva e desistiu pra quem quer ter um cabelo recuperado.

6. Por que retirar a Escova Progressiva do cabelo?

Porque os resultados são ótimos, principalmente pra quem está saturado do cabelo liso e quer voltar ao cabelo original. Além de como dito anteriormente, a Escova Progressiva danifica demais o cabelo.

Independente disso, a mulher com o cabelo liso pode até parecer mais prática, mas a mulher com o cabelo enrolado e ondulado é muito mais sensual.

Mas para quem quer continuar alisando o cabelo, porém de forma saudável, existem produtos no mercado feitos para esse fim.

Cosméticos e não produtos farmacêuticos, esses com a intenção de não só alisar, mas também tratar o cabelo sem o uso do formol.

progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 008
Foto cabelo com escova  progressiva
progressiva antes depois robson trindade visagismo imagem 009
Foto Tratamento Angel depois de Inverter