O Visagismo e o Mundo Digital

1. Introdução

Atualmente, com o avanço digital e desenvolvimento de novas redes sociais, passamos boa parte do dia, ligados nos nossos aparelhos digitais e de comunicação.

Não podemos negar que grande parte das impressões que temos das pessoas são baseadas numa primeira vista pelos perfis virtuais dela.

Desde as suas fotos até mesmo suas publicações, a imagem virtual hoje em dia é muito importante para que as pessoas entendam sua personalidade e se aproximem de você.

Muitos pesquisadores afirmam que estamos vivendo a geração da “performance” – fazemos tudo no dia pensando em de qual forma vamos mostrar isso para as pessoas.

O meio mais comum de traduzir esse desejo é a internet. Os aparelhos digitais com programas de fotografia facilitam ainda mais para a conquista do capturamento de momentos e traços nossos.

Então para muitos que desejam fazer mudanças na forma que são vistos no meio virtual e esperam que isso traga também um bônus para as relações sociais mais “reais” e com contatos físicos, o Visagismo novamente aparece como uma opção objetiva e confiante.

2. A relação do visagismo com o mundo digital

Então de qual forma o Visagismo mantém relação com o mundo digital? Esse tipo de pergunta pode apresentar uma resposta bem óbvia, mas precisamos atentar para pontos importantes.

A ciência do Visagismo trabalha muito em questões de aparências reais que estejam presentes nas comunicações verbais e pessoais. Algo destinado para a convivência em sociedade de forma mais “real” e complexa.

Entretanto, como o ambiente virtual está se tornando tão importante quanto aquele outro ambiente, o Visagismo também utiliza de ferramentas importantes para manipular imagens e transparecer a realidade do cliente através dos seus perfis.

Algumas redes sociais como: Facebook, Twitter e Instagram; são opções destinadas para aqueles que desejam aumentar seu ciclo social. Também podem ser utilizadas para fins comerciais ou de divulgação de trabalhos e projetos.

De qualquer forma, o Visagismo e o seu profissional responsável, deve ter uma visão analítica e crítica sobre de qual forma a sua imagem deve ser inserida em algum perfil desses.

 

Você pode estar procurando por uma repaginação na sua conta pessoal, onde apenas familiares têm acesso as suas fotos e postagens.

Nesse caso, o Consultor Visagista vai te auxiliar a procurar ângulos de fotografia, efeitos e organização necessárias para manter a sua imagem real e ligada ao objetivo que você quer repassar diante das suas fotos, postagens e compartilhamentos.

Notou a relação entre a produção fora da internet e a que vai ser apresentada nela?

O Visagismo está presente em todos os locais. Desde a produção (maquiagem, roupa, cenário, fotografia) até mesmo a execução (edição, postagem, escolha de redes sociais para divulgar fotos e informações).

Os lados que te deixam mais sensual ou sério, a forma de edição e o sentimento que ela passa com base na sua postura; tudo isso é muito importante durante a construção da sua imagem digital.

É através desses pontos que serão traçados os recursos da sua personalidade.

A leitura do que você é ou quer aparentar ser dentro do mundo digital, vai depender da forma que você produziu a sua imagem digital.

A sua imagem digital é tão importante quando a que está fora dela. É preciso dessa forma o auxílio do visagista para ligar as duas e apresentar um resultado atraente para o objetivo que se pretende atingir.

Um exemplo da importância que as redes sociais têm quanto aos processos de Visagismo é a plataforma do Linkedin.

Nele são feitas propostas de emprego através da consistência visual que o perfil do profissional apresenta.

De alguma forma, a maneira como você se apresenta na internet também conta (e muito) para que as pessoas comprem a ideia que deseja-se repassar.