O consultor visagista invade o mundo da beleza

1. Introdução

Quando falamos em mundo da beleza, englobamos tudo que consiste uma imagem construída sobre a plataforma da aparência.

A harmonização, a caracterização, enfim tudo aquilo que traz benefícios e que cria novas imagens.

2. Consultor visagista

O consultor visagista tem que ser o cabeleireiro?

Não. Ele não precisa ser exatamente o executor da atividade, como maquiador, estilista ou consultor de imagem.

O consultor visagista é o profissional preparado para dar orientação a uma pessoa para que ela possa encontrar as imagens que comuniquem o que ela busca, seja na vida pessoal, social ou profissional.

3. Mercado de trabalho

Além de imagens pessoais, em que outros trabalhos se consulta um visagista?

O consultor visagista pode, por exemplo, planejar tudo para um casamento, imagens para novela ou figurinos para o teatro.

Existem inúmeros projetos criados por consultores visagistas.

4. Cor e corte

Quanto a cor do cabelo, ela também deve ser escolhida com a ajuda de um consultor visagista?

Sim. Já dizem os consultores visagistas que o corte de cabelo vem antes da cor, no entanto, é importante que se faça uma coloração adequada após o corte, finalizando e dando textura ao cabelo.

E a cor a ser utilizada deve ser estudada pelo consultor visagista que irá checar características como: tom de pele, temperatura do corpo, cor dos olhos, personalidade, temperamento, atividade profissional, entre outras, usando isso como embasamento para a escolha.

Por que o corte do cabelo é tão importante?

O corte é um emolduramento do rosto. Ele cria a referência da valorização da imagem da pessoa através do cabelo.

Se estamos falando em imagem, e se desejamos passar a mensagem subliminar correta de quem somos e o que queremos, o corte também deve ser discutido com um consultor visagista.

Por exemplo, como o corte de cabelo é a moldura do rosto, vamos então deduzir que o rosto é a obra de arte em cada indivíduo.

Então, quanto mais jovem e bonito for o rosto, menor deve ser a moldura, ou seja, menor a quantidade de cabelo necessária no corte, justamente para que a obra de arte (rosto bonito) seja mostrada e admirada.
4.1 Corte e cor na maturidade

Com o passar dos anos a idade começa a pesar. Como agir com os cabelos?

Com o amadurecimento, é normal haver uma certa “decadência” da aparência, pois começam a aparecer rugas, flacidez, linhas de expressão e etc.

O tempo é implacável e a necessidade de usar 100% do cabelo como moldura do rosto se torna indispensável. O corte e a cor são recursos de camuflagem para os sinais do envelhecimento.

Um consultor visagista lhe ajudará a fazer um corte que valorize a sua aparência, construindo novas imagens, e após o corte, é necessário vesti-lo. E é aí que entra a cor.

5. A importância da cor

Porque colorir os cabelos?

Pensemos primeiro na palavra: colorir significa colocar cor, assim como retirar a cor significa descolorir. Nos salões de beleza isso é chamado de coloração e descoloração.

Se fazemos um belo corte e desejamos que ele seja visto e valorizado, ele deve estar vestido com uma cor.

O consultor visagista lhe dá as ferramentas para a escolha da cor que melhor veste o seu corte de cabelo. No entanto, usar o processo de descolorir nos cabelos também pode ser uma opção, ou seja, retirar a cor que há no seu cabelo.

A coloração ou descoloração cria uma textura no seu cabelo, seja com nuances, mechas, balayage, reflexo, high light, surfer, criando todos os tipos de efeitos imaginados.

Tudo o que se usa de técnicas de coloração ou descoloração, são efeitos que vestem, ou seja, completam um corte e o valorizam.

Regra importante quando se fala em cabelos, cortes e cores

Sempre consulte um consultor visagista antes de fazer seu corte de cabelo e após este, você merece vesti-lo com uma cor que combine com a sua pele, com a estação do ano, que tenha a ver com seu estilo de vida e aquilo que você busca em sua vida.

Cor, tanto no sentido de coloração ou descoloração.

Cores e texturas

Após o corte, você pode e deve usar de todos os recursos possíveis para valorizá-lo através da cor e fazer com que esta crie o que chamamos de textura nos seus cabelos.

Você vai se sentir diferente quando cortar e vestir seus cabelos com cor.

Vai receber elogios de pessoas de seu convívio, que a perceberão mais bonita, mais alegre e com mais brilho nos olhos.

Isso tudo será reflexo da imagem que o consultor visagista lhe ajudou a criar com o corte e a coloração perfeita.

A mudança de seus cabelos no dia seguinte

Após passar pelas mãos de um consultor visagista, prepare-se para elogios e olhares. As pessoas vão te olhar e te admirar.

6. Efeitos da harmonização da imagem

Uma dica: quando um desconhecido qualquer fixar o olhar em você por mais tempo que o normal, retribua com um sorriso.

A pessoa provavelmente deseja lhe tecer um elogio. Quando for elogiada não agradeça imediatamente, espere que a pessoa complete e fundamente o elogio dado.

Dê um pequeno delay para que a pessoa que a elogiou tenha a oportunidade de dizer o que achou de bonito e especial em você. Se é a roupa, a cor da roupa, a maquiagem, a cor da sua maquiagem, a maquiagem e seu tom de pele, ou é do corte, cor ou textura do seu cabelo?

Quando pensar em mudar o visual, consulte um visagista, ele saberá te orientar para que seja uma mudança completa e verdadeiramente para melhor e lembre-se: depois de um bom corte não se deve esquecer de vestir esse corte com a cor.